terça-feira, 17 de setembro de 2019


                     LUTE POR SEUS SONHOS.

Esta postagem é endereçada aos que iniciam suas caminhadas na realização do sonho de escrever, não importa qual gênero preferido.
Existem muitos processos envolvidos no ato de construir um livro. O escritor, sobretudo iniciante, que possa ser um talento desconhecido e que não disponha de instruções relevantes dos princípios que regem a língua, pode ter dificuldades imensas na elaboração de um livro, a despeito de quão notável seja o conteúdo de sua obra.
Por melhor que represente planos de ideias, por mais sublime que sejam roteiros de inspirações, elas precisam ser dispostas de maneira tal que os brilhos originais não se percam ou ofusquem.
A inspiração procede de um dom e escrever bem, não necessariamente com mestria – o que é uma tarefa excessivamente árdua - não depende tão-somente de talento e criatividade, mas, principalmente de conhecimento algo superior ao básico da nossa gramática. O domínio mais abrangente possível dela representa desafios inclusive para os doutores da língua, pois ela é bastante complexa e, como tudo na vida, também evolui constantemente.
Nem sempre é possível ao escritor iniciante, mormente os mais pobres, pagar profissionais para confeccionar a capa de seu livro, revisão de textos e todo um trabalho a fim de deixa-lo concluído da melhor forma possível. Mesmo depois disso muita coisa precisa ser feita. Como vender suas obras? Sem divulgação adequada isso se torna complicadíssimo. Você será um autor independente? Tentará você mesmo ou através de terceiros vender seus livros? É outro caminho árduo, espinhoso!
Estes detalhes, entretanto, não devem desestimular aos que almejam ser um escritor conhecido e até mesmo, por que não, viver de literatura?
É muito difícil, sobretudo no nosso país, por uma série de razões, porém impossível, não. Claro que se isso acontecer contigo prezado escritor, será através de uma conceituada editora e aos encarregados de examinar a sua obra importa apenas que ela seja compreensível na integra, e que vejam nela expressivos potenciais de sucessos como também se enquadre nos tipos de literaturas pelas mesmas publicadas.
O que igualmente representa um complicador a mais é conseguir que uma dessas editoras se proponha a examinar o seu original.
O aconselho, alicerçado em anos de experiência, a começar pelo Clube de Autores. A única coisa que este Clube faz, a princípio, é imprimir, através de gráficas convenientes, seus livros e vende-los, na medida dos pedidos de interessados no que você escreve. Como atrair as atenções do público e tarefa sua e de mais ninguém.
Então o que o Clube de Autores pode fazer por você é quase nada? Não é bem assim! Na verdade de que outra maneira seria possível aos internautas saberem que você existe que tem obras expostas em algum lugar? Há outras opções para isso? Claro que sim, mas já tentou algumas delas? São gratuitas?
Agora a ajuda do Clube se expande se você providenciar o ISBN – International Standard Book Number – um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição. Com o ISBN seus livros poderão também ser vendidos nas livrarias conveniadas ao Clube de Autores quais: livrarias das lojas americanas, livraria cultura, Amazon, submarino, estante virtual, entre outras.
Esmere o mais que puder suas criações por meio de profissionais qualificados em capas, diagramação, revisões e também em um detalhe muito relevante; o (CIP): Dados Internacionais de Catalogação na Publicação. Um pequeno investimento que aumentará sobremaneira suas chances, porém jamais esqueça: o conteúdo de um livro é a sua Alma, sua Essência!
Um dos nossos principais propósitos é orientá-lo. Esforce-se, trabalhe para que sua obra seja conhecida, use todos os canais disponíveis, pois eles são variados, como este Blog, por exemplo, e os sites sociais. Jamais desanime, acredite em você.

                                       Boa sorte.
                                          Jaime D’Aquino.

2 comentários:

  1. Obrigado Jaime por seu texto. Estou iniciando nessa jornada caminhando também por meio do Clube de Autores. Há questões que nos assombram, como por exemplo termos uma exposição clara e objetiva do nosso trabalho.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Wendel!
      De fato meu amigo; são muitas as que nos assombram. Tudo, para quem não tem bom dinheiro para gastar ou alguém com considerável influência no ramo, disposto a nos ajudar, depende única e exclusivamente de nós mesmos.
      O Clube de Autores afirma que nossas obras já estão sendo vendidas em todo mundo, eu, particularmente, prefiro ver, para crer.
      O Clube também publicou recentemente muitas dicas para otimizar nossos trabalhos com profissionais em vários setores: revisão, diagramação, capa, transformação da obra para o modelo ePUB, ISBN e muitas outras.
      Como ilustrei Wendel, haja dinheiro para gastar, e o retorno?
      Meus livros, com poucas exceções, tiveram ajuda apenas dos meus filhos.
      Agora, acredito que o ponto fundamental seja a qualidade do conteúdo, porém quando ele será consagrado pelo público, só Deus sabe.
      Então, tente ao menos uma boa capa, se for possível; ajustar, da melhor forma a revisão de seu livro, ou livros, se assim necessitar. Também o ISBN com código de barras, no Clube de Autores é importantíssimo, pois te dará condições de vender seus livros nas lojas conveniadas, o que é uma excelente vantagem.
      Tente abrir um Blog, já que é uma ferramenta utilíssima e se precisar de ajuda conte comigo no que for preciso, embora não sendo nenhum Expert no assunto, ele funciona satisfatoriamente.
      Use as redes sociais para promover você, suas obras e seu Blog, se optar em tem um. Neste caso, escreva um breve convite, explicando seus propósitos, e envie aos nossos colegas do Clube que todos sabemos, são milhares deles.
      Vamos meu amigo, usar a criatividade, confiar muito em nós mesmo e, sobretudo, em DEUS!
      O que precisar e estiver ao meu alcance, conte sempre comigo.
      Um fraterno abraço.

      Excluir